O período de vida universitária para as pessoas é considerado uma transição e desenvolvimento da adolescência à idade adulta. É um período que envolve muitas mudanças rápidas no corpo, na mente e nas relações sociais. O estilo de vida e os comportamentos que um indivíduo desenvolve durante esse estágio podem permanecer na idade adulta e afetar o estado de saúde futuro. Com o aumento gradual da pressão competitiva entre os estudantes e grandes exigências do mercado de trabalho, o nível de atividade física e frequência de exercícios praticados por estudantes universitários diminuiu em todo o mundo, e muitos estudos mostram que os estudantes universitários podem ser uma população em risco e suscetível a doenças crônicas, incluindo obesidade, síndrome metabólica, hipertensão, diabetes e etc. Além disso, o bem-estar psicológico e mental dos estudantes universitários pode ser afetado negativamente e causar danos à saúde e qualidade de vida.
Um crescimento de pesquisas acadêmicas comprovam que a prática regular de atividades físicas está associada a resultados físicos e psicológicos positivos na saúde e na qualidade de vida. E estudos realizados nos últimos anos mostram que o Tai Chi Chuan e o Chi Kung, duas artes mente-corpo tradicionais que são praticadas pelos chineses há séculos, são muito eficazes para promover a saúde da população e prevenir doenças.
Um estudo realizado na China em 2014, na Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Fujian, investigou a eficácia do Tai Chi Chuan na saúde física e psicológica de estudantes universitários. Duzentos e seis (206) estudantes universitários entre 16 e 25 anos de idade foram recrutados e alocados aleatoriamente em proporção igual, em um grupo de controle e em um grupo que praticou o Tai Chi Chuan. Os 103 participantes do grupo controle foram instruídos a manter o seu nível de atividade original e os 103 do grupo de Tai Chi Chuan receberam 12 semanas de treinamento na arte. Os resultados físicos e psicológicos foram avaliados no início do estudo e após 12 semanas.
O programa de treinamento de Tai Chi Chuan consistiu em sessões de práticas de 60 minutos, cinco dias por semana durante 12 semanas. O treinamento de Tai Chi Chuan foi realizado por dois instrutores experientes que já ensinavam a arte por pelo menos 15 anos. No treinamento foi utilizada a Forma simplificada de 24 movimentos do Tai Chi Chuan, sequência de movimentos criada a partir do Estilo Yang de Tai Chi Chuan.
O resultado deste estudo mostrou que, comparado com o grupo controle, o grupo que praticou o Tai Chi Chuan indicou melhoras significativas no final do período de intervenção de 12 semanas para flexibilidade do corpo e capacidade de equilíbrio. Os resultados também mostraram a eficácia do Tai Chi Chuan na melhora dos sintomas psicológicos para ansiedade, depressão e estresse.
Além de indicar a eficácia do Tai Chi Chuan na saúde física e psicológica de estudantes universitários, este estudo reforça a conclusão de outros estudos já realizados, que mostraram uma melhora da saúde física e mental em praticantes de Tai Chi Chuan, incluindo bem-estar psicológico, aumento da concentração e melhora da qualidade de vida.
Referência:
ZHENG G.; LAN X.; LI M.; LING K.; LIN H.; CHEN L.; TAO J.; LI J.; ZHENG X.; CHEN B.; FANG Q. Effectiveness of Tai Chi on Physical and Psychological Health of College Students: Results of a Randomized Controlled Trial. PLoS One. 2015 Jul 06.
Leia também:
- Estudo científico concluiu que o Tai Chi Chuan é um valioso aliado no tratamento da Depressão
- Os Inúmeros Benefícios do Tai Chi Chuan: uma Análise Científica
- Benefícios comprovados do Tai Chi Chuan na promoção da Saúde Mental
- Tai Chi Chuan retarda o declínio da função cerebrovascular associado à idade
- Tai Chi Chuan previne doença cardiovascular e melhora a função cardiopulmonar em adultos com obesidade
- Pesquisas mostram que o Tai Chi Chuan alivia dores e diminui os sintomas da fibromialgia
Conheça nossos Cursos de Tai Chi Chuan EAD
Cursos teóricos e práticos – 100% online
Saiba mais na Plataforma EQUILIBRIUS EAD