EQUILIBRIUS

EQUILIBRIUS EAD

Lian Gong 18 terapias

Conheça o Lian Gong em 18 terapias – 练功十八法

O Lian Gong Shi Ba Fa ou Lian Gong em 18 terapias ( 练功十八法 ) é um método elaborado na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista e traumatologista da Medicina Tradicional Chinesa e especialista em Tui Na, que ensinou o Lian Gong para milhares de pessoas na China e no ocidente.

O objetivo principal desta série de exercícios terapêuticos de Chi Kung (Qi Gong) é o de prevenir e tratar as dores, desbloquear e ativar o fluxo da energia pelo corpo, vitalizando-o e, simultaneamente, reconduzir o corpo físico aos seus padrões apropriados de organização e restabelecer os seus movimentos naturais, pois é um treinamento que transforma o corpo físico de fraco para forte e de doente para saudável.

Em 2010, o Lian Gong tornou-se “Patrimônio Intangível da Humanidade”, pelo governo chinês, por ser uma terapia altamente eficaz para a promoção da saúde.  No Brasil, o Ministério da Saúde  incluiu o Lian Gong em 18 Terapias entre as práticas da Medicina Tradicional Chinesa  a serem oferecidas à população pelo Sistema Único de Saúde, através da Portaria  971 de 3 de maio de 2006.

Todos os exercícios do Lian Gong foram elaborados de forma a direcionar a energia Qi para onde ela é necessária, com a finalidade de nutrir, desfazer obstruções, liberar aderências e restaurar a mobilidade natural dos tecidos e estruturas do corpo. Os movimentos não são somente uma ginástica, mas uma abordagem corporal baseada nos ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa, nas manobras da massagem Tui Na, no mecanismo da auto-regulação do nosso corpo que tem a capacidade de se curar através do movimento. Para isso, é necessária a combinação de uma respiração consciente, concentração focada e atenção nos movimentos e posturas.

Diversos estudos já comprovaram que a prática do Lian Gong desenvolve a capacidade física e mental do indivíduo, alonga e corrige toda a estrutura corporal, ativa e fortalece músculos e articulações, beneficia a circulação sanguínea, a função cardio-respiratória e digestória. Foi criado com o objetivo de eliminar as dores no corpo e funciona como uma atividade auto-fisioterápica. Um método indicado para pessoas de todas as idades, como fonte de preservação e regeneração da saúde.

O método completo do Lian Gong em 18 terapias é composto por 3 partes:

  • A 1ª Parte é conhecida como Parte Anterior, dividida em 3 séries de 6 exercícios cada série, para prevenção e tratamento de dores no pescoço e ombros, costas e região lombar, e glúteos e pernas.

  • A 2ª Parte é conhecida como Parte Posterior, dividida em 3 séries de 6 exercícios cada série, para prevenção e tratamento de articulações  doloridas das extremidades, tenossinovites e desordens de órgãos internos (hipertensão, desordens do trato gastrointestinal e problemas de sono e ansiedade).

  • A 3ª Parte é conhecida como “I Qi Gong”, planejada para fortalecer as funções do coração e pulmões  e prevenir e tratar infecções das vias respiratórias.

Esta divisão do Lian Gong em 3 séries de 6 exercícios para cada parte do corpo, facilita o aprendizado e deve ser seguida com precisão para se atingir o efeito terapêutico, por isso é muito importante uma orientação adequada de um bom profissional para a sua realização correta.

Uma música foi criada para a realização dos exercícios, arranjada e executada pela Orquestra Folclórica de Shangai, sob a orientação do Dr. Zhuang. Foi elaborada dentro dos princípios da musicoterapia, considerada um conhecimento antigo na China, com a finalidade de  ajudar na característica da prática, nos sintomas das doenças e no estado emocional dos pacientes. Por isso, a sincronia entre a música e os movimentos é muito importante.

Através dos acordes sonoros e vigorosos da parte anterior, a música incita a um melhor estado de ânimo para o doente que sente dor e tem seu espírito disperso e abatido. Já na finalização, a música termina gradativamente, para que a pessoa se solte e assente seu Qi, sentindo com isso um profundo bem-estar.

Alguns dos benefícios da prática regular do Lian Gong:

  • Aumenta a função respiratória e a resistência do organismo;
  • Aumenta o gasto calórico e fortalece o corpo;
  • Aumento do efeito terapêutico aos tratamentos médicos;
  • Redução das gorduras impróprias no sangue e do risco de doenças circulatórias;
  • Aumenta a flexibilidade e mobilidade articulares;
  • Altamente eficiente no tratamento da LER e DORT, também da artrite e artrose;
  • Complementa o tratamento de várias doenças crônicas, tais como: hipertensão, diabetes, obesidade, osteoporose,  fibromialgia e distúrbios da menopausa;
  • Aumenta a auto-estima, melhora o humor e reduz os sintomas da depressão;
  • Comprovada eficácia no combate a insônia, ao nervosismo, a enxaqueca, a tristeza e ansiedade, pois os exercícios acalmam a mente, resgatam a concentração e a memorização, e ainda, proporcionam prazer e paz interior.

Conheça nossos Cursos de Lian Gong – EAD
Cursos teóricos e práticos 100% online 

 Curso de Lian Gong em 18 terapias EAD – parte anterior
 clique aqui para conhecer o curso…

Curso de Lian Gong em 18 terapias EAD – parte posterior
 clique aqui para conhecer o curso…

Pin It on Pinterest

Abrir o whatsapp...
Fale com o EQUILIBRIUS
Olá, que bom receber sua visita 😀!
Sou da equipe de atendimento do EQUILIBRIUS e estou aqui para ajudar. Em que posso ser útil?