EQUILIBRIUS

EQUILIBRIUS EAD

Tai Chi cardiovascular obesidade

Tai Chi Chuan previne doença cardiovascular e melhora a função cardiopulmonar em adultos com obesidade

Um estudo publicado em 2019 no Periódico Médico de Baltimore, nos Estados Unidos, investigou os efeitos da prática do Tai Chi Chuan na prevenção de doença cardiovascular e melhora da função cardiopulmonar em adultos com 50 anos ou mais com obesidade.

Entre os anos de 2007 e 2012, 120 adultos com obesidade, com 50 anos ou mais, foram divididos em um grupo que praticou Tai Chi Chuan e outro grupo de controle, com 60 participantes em cada grupo. Os 2 grupos foram acompanhados por uma equipe médica que registrou mudanças de peso, circunferência da cintura e quadril, pressão arterial, índice de massa corporal e incidência de doenças crônicas.

O acompanhamento feito pelos pesquisadores no período de 2 a 6 anos, mostrou que a pressão arterial média nas pessoas do grupo de Tai Chi, juntamente com a pressão sistólica ou diastólica diminuiu significativamente comparada às pessoas do grupo controle. A circunferência da cintura e do quadril, o peso e o índice de massa corporal no grupo de Tai Chi foram significativamente reduzidos em comparação com aqueles do grupo controle. A função cardiopulmonar do grupo controle e do grupo Tai Chi mudou, com o índice cardíaco significativamente melhor no grupo de Tai Chi do que no grupo controle. Os participantes do grupo de Tai Chi tinham níveis significativamente mais elevados da função pulmonar, incluindo capacidade vital, absorção máxima de oxigênio e tempo expiratório total do que os participantes do grupo controle. A incidência total de complicações e mortalidade no grupo de Tai Chi foi muito menor do que no grupo controle. A incidência de doença cardiovascular e cerebrovascular no grupo de Tai Chi também foi menor do que no grupo controle.

A conclusão do estudo indicou que o Tai Chi Chuan não é apenas uma prática adequada para pessoas com obesidade, mas também pode ajudar a regular a pressão arterial, melhorar a função cardíaca e pulmonar nesses indivíduos, além de reduzir a incidência de doença cardiovascular e outras doenças crônicas, ajudando a melhorar significativamente a qualidade de vida.

Leia sobre outros benefícios  do Tai Chi Chuan!


Referência:
SUN, Lei; ZHUANG, Lv-Ping; LI, Xiu-Zhu; ZHENG, Jian; WU, Wei-Fen. Tai Chi can prevent cardiovascular disease and improve cardiopulmonary function of adults with obesity aged 50 years and older. Medicine (Baltimore).  Outubro de 2019.


Pin It on Pinterest

Chat
Agradecemos seu contato. Como podemos ajudar?