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Tai Chi Chuan melhora a Atenção Plena

Benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde

O Tai Chi Chuan é uma arte de origem chinesa, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas num todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo. As práticas de Meditação e o Tai Chi Chuan são técnicas específicas para a obtenção de estados mentais tranquilos, que ajudam na prevenção e na cura de doenças.

O Tai Chi Chuan integra o corpo e a mente, a respiração e o movimento, as mãos e os pés. O corpo inteiro se torna integrado e move-se como um todo. A mente (Yi) é usada para dirigir a energia Chi e movimenta os membros do corpo. O movimento impulsiona o sangue através do organismo, ajudando no funcionamento adequado dos órgãos internos.

O Tai Chi Chuan é composto de movimentos abertos, circulares e relaxados, designados a estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (a união entre as forças vitais Yin e Yang). Isto ajuda todo o corpo a executar suas funções de maneira mais eficiente e saudável. Através destes movimentos harmoniosos a energia Chi pode fluir livremente, melhorando nossa saúde e fortalecendo o sistema imunológico, desta forma, adquirimos uma saúde integral.

A prática do Tai Chi Chuan ocasiona um impacto positivo no Sistema Nervoso Central e constrói uma fina base para o melhoramento dos outros nove sistemas orgânicos do corpo: sistema esquelético, sistema muscular, sistema circulatório, sistema linfático, sistema excretor, sistema endócrino, sistema nervoso, sistema digestivo e órgãos sensoriais.

 

Benefícios da prática regular do Tai Chi Chuan

  • aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição;
  • fortalecimento do sistema nervoso;
  • aumento da atenção e concentração mental;
  • desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual;
  • equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo;
  • conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções;
  • auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental;
  • aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo;
  • fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças;
  • cultivo das virtudes: paciência, disciplina, persistência, humildade, respeito, sabedoria e etc.

 

Recomendações para uma boa prática

  • Praticar com regularidade e persistência, procurando dominar as práticas para que os benefícios sejam maiores;
  • Sempre que possível, treine em ambientes naturais, onde o ar fresco possa circular;
  • O ideal é praticar logo de manhã, ao nascer do sol, na chamada hora da energia criativa;
  • Permanecer relaxado e alegre durante o treinamento, pois muitos dos benefícios obtidos através do Tai Chi Chuan são de natureza mental;
  • Usar roupas folgadas e sapatos sem salto para facilitar o fluxo da energia pelo corpo. Tirar relógio, anéis e pulseiras também é aconselhável;
  • Respire e se movimente suave, graciosa e naturalmente, criando uma harmonia no fluxo da energia;
  • Seja gentil e generoso ao lidar com todas as pessoas que estejam praticando junto.

 

Conheça algumas pesquisas científicas que comprovam os Benefícios do Tai Chi Chuan.

 

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