Tai Chi Chuan doença cardiovasculares

Tai Chi Chuan proporciona benefícios para pessoas com doenças cardiovasculares

Os Mestres de Tai Chi Chuan sempre recomendaram a prática desta arte para prevenir as doenças cardiovasculares e melhorar a qualidade de vida das pessoas. As doenças cardiovasculares são claramente um importante problema de saúde pública e uma das maiores causas de mortes na população mundial. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, estima-se que 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças cardiovasculares, representando cerca de 30% de todas as mortes no mundo. De acordo com a entidade, grande parte dessas vítimas tinha comportamentos considerados não-saudáveis, como o tabagismo, o consumo de alimentos com excesso de sal e não praticavam nenhuma atividade física.

Pesquisadores fizeram uma revisão sistemática da literatura avaliando a prática do Tai Chi Chuan como uma intervenção para pacientes com doenças cardiovasculares (DCV) ou com fatores de risco cardiovascular (FRCV). Com o grande crescimento do interesse das pessoas por esta arte marcial chinesa, também considerada como uma terapia corpo e mente que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, os pesquisadores aprofundaram-se neste tema para verificar os benefícios do Tai Chi Chuan para este público.

Vinte e nove estudos preencheram os critérios de inclusão para esta pesquisa: 9 estudos randomizados, 14 estudos não randomizados e 6 ensaios observacionais. Três estudos examinaram indivíduos com doença cardíaca coronária, cinco com insuficiência cardíaca e dez em populações heterogêneas que incluíam os estudos investigando as doenças cardiovasculares. Onze estudos examinaram indivíduos com fatores de risco cardiovascular (hipertensão, dislipidemia, metabolismo da glicose prejudicado). A duração destes estudos variou de 8 semanas a 3 anos e a maioria demonstrou benefícios com a prática do Tai Chi Chuan, incluindo reduções da pressão arterial, aumento da performance na execução dos exercícios, regularização da frequência cardíaca e melhora na função pulmonar. Nenhum efeito adverso foi reportado.

Evidências do estudo demonstraram que a prática dos exercícios e movimentos do Tai Chi Chuan pode ser uma terapia benéfica para pacientes com doenças cardiovasculares e com fatores de risco cardiovascular, beneficiando pessoas com hipertensão, insuficiência cardíaca, doença cardíaca coronária, dentre outras, o que contribui muito para a melhora da saúde e qualidade de vida.


Referência:
YEH, Gloria Y.; WANG, Chenchen; WAYNE, Peter M.; PHILLIPS, Russell. Tai Chi Exercise for Patients with Cardiovascular Conditions and Risk Factors: A Systematic Review. Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention. Maio/2009 – Vol. 29 (3), p. 152-160


 

Clique aqui e veja todas as notícias

Comments are closed.