No processo de ensino e aprendizado do Tai Chi Chuan da Família Yang existem as 5 direções, que é um método excelente de aprendizagem, tanto para principiantes quanto para praticantes experientes.
Além de ajudar bastante no ensino e aprendizado do Tai Chi Chuan, essas 5 direções também são um guia muito importante para auxiliar nas correções e aperfeiçoamentos das posturas e movimentos das Formas, de acordo com os padrões e características do Tai Chi Chuan ensinado pelos Mestres da Família Yang.
Sempre quando executamos um movimento, temos que conhecer e aplicar essas 5 direções para praticarmos corretamente e obtermos todos os benefícios da prática do Tai Chi Chuan.
As 5 direções no ensino e no aprendizado do Tai Chi Chuan são:
1) Técnica dos Pés (Bù, 步)
Existem três pontos importantes na Técnica dos Pés:
1) Conhecer os padrões e as características dos passos e bases, como por exemplo: características do Passo Arco e do Passo Cheio/Vazio.
2) Conhecer os métodos para realizar os passos e mudanças de bases, fazendo os passos suaves, estáveis, firmes e homogêneos.
3) Saber enraizar para ter uma base firme, forte e equilibrada.
2) Forma Corporal (Shēn, 身)
Existem dois pontos importantes na Forma Corporal:
1) Forma do corpo, que refere-se a postura correta do corpo que conseguimos aplicando os 4 princípios essenciais: Energia leve e sensível no topo da cabeça, Afundar o peito e arredondar as costas, Relaxar a cintura e Afundar ombros e cotovelos.
2) Ajuste e alinhamento corporal, que refere-se ao ângulo correto do corpo, deixando o corpo centralizado e o cóccix no centro para que haja equilíbrio, agilidade e estabilidade.
3) Método (Fǎ, 法)
É importante conhecer o método de prática, que se refere ao método do relaxamento correto, método da coordenação correta para unificar a energia e o método para obter um bom enraizamento.
Também temos que conhecer o significado e aplicação dos movimentos do Tai Chi Chuan da Família Yang.
4) Técnica das Mãos (Shǒu, 手)
Existem dois pontos importantes na Técnica das Mãos:
1) Formas corretas das mãos, que são: Palma, Punho e Gancho.
2) As 13 técnicas das mãos, que são: Oito energias (Desviar, Rolar para trás, Pressionar, Empurrar, Puxar para baixo, Rachar, Golpe de ombro e Golpe de cotovelo) e Cinco técnicas (Agarrar, Controlar, Chutar, Golpear e Derrubar).
5) Olhar (Yǎn, 眼)
Refere-se a forma como usamos os olhos, para onde olhamos e dirigimos nossa intenção. Os olhos estão internamente relacionados com a nossa mente e intenção, portanto os fatores que determinarão qual a direção que nossos olhos devem seguir são: mão principal, direção da energia e posição do oponente (no caso de uma aplicação).
As informações e ensinamentos do texto acima foram extraídos do Livro “Tai Chi Chuan – Saúde e Equilíbrio”
Conheça nosso Curso: Teoria do Tai Chi Chuan EAD – 100% online