EQUILIBRIUS

EQUILIBRIUS EAD

Tai Chi Chuan - cerebro - alzheimer

Pesquisa revela que o Tai Chi Chuan pode retardar o desenvolvimento da doença de Alzheimer

Um estudo publicado no “Journal of Alzheimer’s Disease” – 24ª na lista das 100 melhores publicações médicas – mostrou, por meio de testes clínicos, que o Tai Chi Chuan ajuda no crescimento do cérebro de pessoas idosas. Também foram observadas melhoras em outros aspectos neuropsicológicos – o que indica que a prática do Tai Chi Chuan pode retardar o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

O estudo foi realizado durante quarenta semanas, com 120 pessoas com idades entre 60 e 79 anos, sem doenças mentais, sem experiência na prática do Tai Chi Chuan, e do mesmo distrito de Shangai. Estas foram divididas em quatro grupos – Tai Chi Chuan, Caminhada, Interação Social e Sem Intervenção (de Controle). Cada participante foi submetido a duas ressonâncias magnéticas, uma antes e outra após a intervenção. Exames neuropsicológicos foram feitos antes do início, após 20 semanas e após 40 semanas.

Cada sessão de Tai Chi Chuan consistia em 50 minutos de prática e cada sessão de Caminhada também consistia em 50 minutos de prática. As sessões de Interação Social incluíam uma hora de bate-papo cujos assuntos eram escolhidos pelos participantes. Cada um dos três grupos citados encontrava-se três vezes por semana. Os participantes do grupo Sem Intervenção receberam quatro ligações telefônicas de um dos coordenadores do estudo no período das quarenta semanas.

Os resultados das ressonâncias coletados em Shangai eram enviados para o laboratório do Dr. DeCarli para análise. Como esperado, o tamanho do cérebro dos participantes do grupo Sem Intervenção diminuiu – assim como acontece com qualquer indivíduo que tenha mais do que 60 anos. O mesmo aconteceu com o grupo da Caminhada, porém em escala menor. Já o tamanho do cérebro dos participantes do grupo de Interação Social aumentou, mas não tão significativamente como o dos participantes do grupo de Tai Chi Chuan.

A Escala Mattis de Avaliação de Demência é usada para mensurar e comparar o estado mental de adultos sem problemas cognitivos. Apesar dos grupos Sem Intervenção e de Caminhada não apresentarem quaisquer mudanças de acordo com esta Escala, e do grupo de Interação Social apresentar pequena melhora, o grupo de Tai Chi Chuan revelou uma melhora significativa.

Entre os testes neuropsicológicos, foram feitas avaliações de atenção visual e de troca de tarefas. Estes testes fornecem informações relativas à velocidade de detecção e processamento visual, flexibilidade mental e eficiência das ações, e são usados para diagnosticar diversas doenças cognitivas, como Alzheimer e Demência. Após as quarenta semanas, o grupo Sem Intervenção passou a demorar mais para realizar as tarefas, os grupos de Interação Social e de Caminhada não apresentaram mudanças, mas o grupo de Tai Chi Chuan passou a realizar as tarefas mais rapidamente e com eficiência.

Além dos testes acima, o grupo de Tai Chi Chuan teve melhoras em outras avaliações, como nos testes de aprendizado auditivo-verbal e de fluência verbal, bem como nos índices de atenção e de memória. Segundo Dr. Mortimer, o Tai Chi Chuan, conhecido como um tipo de meditação em movimento, exige atenção contínua e prolongada para manutenção da postura. O alto nível de envolvimento neste tipo de atividade, se comparado a uma caminhada em torno de um círculo, pode ter sido um dos fatores para explicar a disparidade dos resultados entre os dois grupos.

À mesma conclusão chegou uma pesquisa anterior conduzida pela Universidade de Stanford, que mostrou que exercícios aeróbicos regulares não proporcionam os mesmos benefícios que o Tai Chi Chuan, em relação ao controle da perda de memória e possibilidade de retardar o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Tradução de excertos da pesquisa “Tai Chi increases brain size and potentially delays the onset of Alzheimers” publicada em https://examiner.com/.

Leia também:

Pin It on Pinterest

Abrir o whatsapp...
Fale com o EQUILIBRIUS
Olá, que bom receber sua visita 😀!
Sou da equipe de atendimento do EQUILIBRIUS e estou aqui para ajudar. Em que posso ser útil?