EQUILIBRIUS

EQUILIBRIUS EAD

Fórum Internacional de Tai Chi Chuan

1º Fórum Internacional de Tai Chi e Ciência Online

First International Taiji Science Online Forum
& World Intangible Cultural Heritage
& Taiji Masters Online Exhibition

O 1º Fórum Internacional de Tai Chi e Ciência Online foi organizado pela World Taiji Science Federation (WTJSF) e aconteceu dias 04 e 05 de dezembro de 2021, realizado a nível global por meio de uma plataforma online. A cerimônia de abertura começou no sábado, 04 de dezembro às 8:00h – horário de Beijing. O slogan do evento foi: “Liderar com a ciência. Vincular com a cultura. Praticar Tai Chi globalmente. Compartilhar saúde e felicidade!”

O Tai Chi Chuan tem um efeito importante na preservação da saúde, na boa forma e bem-estar, o que já foi comprovado por sua prática ao longo de centenas de anos em todo o mundo. Através do uso eficaz da ciência e das tecnologias médicas modernas, uma compreensão profunda e análise abrangente dos efeitos do Tai Chi na saúde estão cada vez mais sendo estudados, entendidos e comprovados. Segundo a organização deste evento, a WTJSF, um dos objetivos deste Fórum foi “Aprofundar as pesquisas no Tai Chi para o bem-estar, para atender às necessidades da saúde humana”.

Este Fórum Internacional teve a participação de grandes mestres de vários estilos de Tai Chi Chuan, incluindo o nosso Mestre Yang Jun (5ª geração detentor da linhagem da Família Yang de Tai Chi Chuan), que transmitiram ensinamentos através de palestras e demonstrações da arte. Além dos mestres da arte, pesquisadores e cientistas de várias universidades de mais de 15 países também deram suas contribuições através de palestras e apresentações de trabalhos científicos, mostrando os benefícios da prática do Tai Chi Chuan e seu potencial enorme para ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas, além de contribuir fortemente na prevenção de inúmeros problemas de saúde.

A arte do Tai Chi Chuan é um tesouro da cultura tradicional chinesa. Baseado no conceito de Yin e Yang e harmonia entre o homem e a natureza, é a soma da experiência e sabedoria do desenvolvimento da sociedade humana por milhares de anos. Esta arte é apreciada pelo mundo por causa de seus efeitos práticos e benéficos no condicionamento físico e na saúde mental. Nos últimos anos, o Tai Chi tem sido praticado por centenas de milhões de pessoas em cinco continentes, em 200 países, e todos têm usado o Tai Chi como uma forma única de exercício, aliado à cultura tradicional para melhorar a saúde física e mental.

Em 17 de dezembro de 2020, a UNESCO listou oficialmente o Tai Chi Chuan como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade –  saiba mais. Em 8 de janeiro de 2021, o Comitê Olímpico Internacional aprovou oficialmente que o Wushu chinês (incluindo o Tai Chi) se tornará uma modalidade oficial dos 4º Jogos Olímpicos da Juventude de verão de 2026. Isso proporcionará uma nova oportunidade para o desenvolvimento global do Tai Chi.

Neste Fórum histórico de Tai Chi Chuan, a World Taiji Science Federation inaugurou o Dia Mundial da Ciência do Tai Chi, que visa reunir pesquisadores científicos do Tai Chi no primeiro sábado de dezembro de cada ano, para explorar ainda mais o valor das funções de preservação da saúde do Tai Chi, revelar a natureza científica dos benefícios da arte e desenvolver abordagens sistemáticas de bem-estar e treinamentos de Tai Chi, além de liderar o desenvolvimento da ciência do Tai Chi.

Além deste Fórum, outros importantes eventos relacionados à arte do Tai Chi Chuan são cada vez mais comuns no mundo todo, devido às evidências e comprovações dos benefícios da prática e das preciosas contribuições que o Tai Chi tem proporcionado na melhora da saúde física e mental das pessoas.

Leia também: O Tai Chi Chuan é uma das maiores heranças culturais da China

Pin It on Pinterest

Chat
Agradecemos seu contato. Como podemos ajudar?