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Ideograma Lealdade Caligrafia

Ideograma chinês BENEVOLÊNCIA – Rén 仁

O ideograma Benevolência (Rén, 仁 ) é composto do radical homem ou pessoa (人) e de outro componente que representa dois ou par (二). Os dois traços servem para indicar a reciprocidade entre as pessoas. E a reciprocidade humana deve se basear em amor, fraternidade e bondade, um relacionamento humano ideal. Neste sentido, Rén representa a capacidade de amar das pessoas, no sentido de cuidado e zelo, significa que o amor e a interação humana são a fonte da humanidade, a essência do verdadeiro ser humano.

Ideograma Benevolencia

Benevolência ou bondade ou humanidade, além de ser uma das virtudes básicas tradicionais, como um princípio fundamental da conduta humana, é especialmente importante na filosofia confucionista, pois faz parte das Cinco Virtudes Essenciais que todo ser humano deveria possuir: Benevolência ( Ren ), Justiça ou Retidão ( Yi ), Cortesia ( Li ), Sabedoria ( Zhi ) e Honestidade ou Integridade ( Xin ). Por milhares de anos, as Cinco Virtudes têm guiado o povo chinês em questões relacionadas à governança, a família e a conduta individual e formam o pilar da moralidade tradicional chinesa.

Uma vez Confúcio explicou a um discípulo que a virtude Benevolência significava amar aos outros, e complementou dizendo: “o que não se deseja para si mesmo, não deve ser feito aos outros”. A Benevolência se mostrava para Confúcio como o ápice das virtudes que representa a excelência humana. Ele dizia: “Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.”

Confúcio também ensinava sobre a Benevolência: existem cinco características e qualquer pessoa que seja capaz de colocá-las em prática será, com certeza, benevolente. Elas são: o respeito, a tolerância, a coerência com as próprias palavras, a rapidez e a generosidade. Se um homem é respeitoso, ele não será tratado com insolência; se é tolerante, ele conquistará o povo; se é coerente com as próprias palavras, seus semelhantes confiarão nele; se é rápido, atingirá resultados; se é generoso, ele será bom o suficiente a ponto de ser colocado em uma posição acima de seus semelhantes.

Confúcio dizia que a virtude pode ser cultivada por qualquer indivíduo. Para ele, era dever das classes dominantes agir com benevolência e justiça para alcançar uma sociedade justa e estável. Ao sermos benevolentes, revelamos altruísmo e empatia. De acordo com Confúcio, governar pelo exemplo, e não pelo medo, inspiraria o povo a seguir o caminho da bondade.

O mesmo princípio de agir pelo exemplo deve nortear as relações pessoais, principalmente no que diz respeito à família. Rén começa como um sentimento de benevolência e confiança entre familiares e vai sendo desenvolvido dentro de casa, entretanto, ele deve se expandir para a comunidade, depois para o país e, enfim, culminando para humanidade como um todo. Para isso ocorrer, é preciso que a pessoa se esforce para se tornar um Junzi ( 君子 ), termo em chinês que significa uma pessoa superior, um cavalheiro, um homem sábio que manifesta em sua vida as virtudes e altos padrões de comportamento.


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