EQUILIBRIUS

EQUILIBRIUS EAD

Ano Novo e Horóscopo Chinês

Cultura Chinesa: Ano Novo e Horóscopo Chinês

O Ano Novo Chinês ou Ano Novo Lunar é um dos eventos culturais mais importantes em grande parte da Ásia. Também conhecido como Festival da Primavera é comemorado por milhões de pessoas todos os anos, principalmente na China.

As festividades do Ano Novo marcam a despedida do ano anterior e têm como objetivo trazer sorte e prosperidade para o novo ciclo que se inicia. Há banquetes familiares e espetáculos de rua, incluindo fogos de artifícios, danças do dragão e do leão, música e artes marciais. Grupos de pessoas vestidas com roupas tradicionais dançam ao som de música tradicional e existe muita alegria entre elas.

As principais celebrações ocorrem na noite de Ano Novo e no primeiro dia do novo ano. Os amigos e familiares cumprimentam-se com as frases Xin Nian Kuai Le ( 新年快乐 ) que significa “Feliz Ano Novo”, ou Gong Xi Fa Cai ( 恭喜發財 ) que significa “Muita fortuna e prosperidade”. As pessoas decoram suas casas com a cor vermelha para atrair boa sorte, e crianças recebem pequenas quantias de dinheiro em envelopes vermelhos chamados Hóng Bāo ( 红包 ).   

O período inteiro de festas dura 15 dias, terminando com o famoso Festival das Lanternas ( Yuan Xiao Jie, 元宵节 ) que marca a chegada da lua cheia, simbolizando unidade e perfeição e é o último dia de celebração do Ano Novo Chinês.

Calendário Chinês

O nosso calendário é conhecido como gregoriano e é idealizado pela translação da Terra, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol, cerca de 365 dias terrestres. Já o calendário chinês é lunissolar, organizado baseando-se nas fases da Lua. Os anos têm 354 ou 355 dias, divididos em 12 meses com 29 ou 30 dias e, em relação ao calendário gregoriano, não possui uma data fixa para o início de cada ano. O ano novo chinês começa quando surge a primeira lua nova entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

O chinês mede a passagem do tempo pelo calendário lunar, em ciclos de 60 anos, diferente da astrologia ocidental. Na astrologia chinesa, um ciclo completo é composto de cinco ciclos simples, associados aos 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), de 12 anos cada um, associados aos 12 animais do horóscopo chinês.

O ciclo sexagenário ( 六十干支 ) é também chamado de ciclo chinês de 60 anos, ou ciclo dos troncos-ramos. É baseado nas combinações do ciclo dos Dez Troncos Celestiais e dos Doze Ramos Terrestres. Cada ano é representando por um animal (um Ramo Terrestre) e um elemento (um Tronco Celeste) e, a cada 12 anos, quando se repete o animal, muda-se o elemento. Após 60 anos, completa-se um ciclo completo onde os 12 signos do zodíaco chinês foram associados aos 5 elementos.

Dez Troncos Celestes e Doze Ramos Terrestres

Segundo a filosofia chinesa, tudo que habita o planeta está sob influencia das energias do Céu e da Terra. O homem é constantemente banhado por essas forças e isso resulta em transformações e mudanças, na qual influencia o nosso corpo, humor, estado emocional e pensamentos.

Na antiguidade, o entendimento dessa dinâmica celestial foi importante para permitir a utilização consciente de toda essa influência, a fim de potencializar seus benefícios, seja na saúde, nos relacionamentos ou no trabalho.  A teoria dos Troncos Celestes e Ramos Terrestres define o eixo tempo-espaço do universo, e desvenda a natureza de tudo o que existe.

Os Dez Troncos Celestes – Shí Tiān Gān ( 十天干 )

Os chineses dividiram os movimentos energéticos celestiais em Dez Troncos Celestes, baseados na combinação das energias Yin e Yang e os cinco elementos. Esses Troncos Celestes representam os processos cíclicos da natureza e todas as transformações dos seres vivos, desde o nascimento até a morte.

1甲 JiaMadeiraYang
2乙 YiMadeiraYin
3丙 BingFogoYang
4丁 DingFogo Yin
5戊 WuTerraYang
6己 JiTerraYin
7庚 GengMetalYang
8辛 XinMetalYin
9壬 RenÁguaYang
10癸 GuiÁguaYin

Os Doze Ramos Terrestres – Shí Èr Dì Zhī  ( 十二地支 )

Os movimentos rítmicos terrestres foram divididos nos Doze Ramos Terrestres, associados aos 12 animais do zodíaco chinês. Esses Ramos Terrestres representam a divisão do dia em doze partes, cada uma delas corresponde ao intervalo de tempo de duas horas.

1子 ZiÁguaYangRato23h – 1h
2丑 ChouTerraYinBoi1h – 3h
3寅 YinMadeiraYangTigre3h – 5h
4卯 MaoMadeiraYinCoelho5h – 7h
5辰 ChenTerraYangDragão7h – 9h
6巳 SiFogoYinSerpente9h – 11h
7午 WuFogoYangCavalo11h – 13h
8未 WeiTerraYinCabra13h – 15h
9申 ShenMetalYangMacaco15h – 17h
10酉 YouMetalYinGalo17h – 19h
11戌 XuTerraYangCão 19h – 21h
12亥 HaiÁguaYinPorco21h – 23h

Yin e Yang e os signos do Zodíaco Chinês

Na filosofia chinesa, as duas forças opostas e complementares Yin e Yang estão presentes em tudo o que existe no universo. Cada signo chinês é guiado por uma dessas duas energias, que influenciam na sua personalidade. A sabedoria chinesa atribui ao equilíbrio dos dois pólos de energia, o negativo e o positivo, o Yin e Yang, o movimento da matéria e da vida.

A energia Yang é relacionada com o dia, nascimento, luz, masculino, etc, e a energia Yin é relacionada com a noite, morte, escuridão, feminino, etc. A teoria do Yin e Yang é usada para determinar a origem da vida e todas as interações e relações que existem. O equilíbrio desses dois pólos traz a harmonia e a ordem no universo e dentro do nosso corpo, promovendo saúde e equilíbrio mental e emocional.

Cada signo possui uma energia nativa Yin ou Yang, conforme especificado abaixo. Mas, é importante levar em consideração que, além da energia nativa, um signo é influenciado por um dos 5 elementos a cada 12 anos.

Yin:  Boi, Coelho, Serpente, Carneiro, Galo e Porco.
Yang:  Rato, Tigre, Dragão, Cavalo, Macaco e Cão.

Horóscopo Chinês

O horóscopo chinês é baseado na ancestral astrologia da China e é dividido em 12 signos ou 12 animais: Rato ( Shǔ ), Boi ( Niú ), Tigre ( ), Coelho ( ), Dragão ( Lóng ), Serpente ( Shé ), Cavalo ( ), Carneiro ( Yáng ), Macaco ( Hóu ), Galo ( ), Cão ( Gǒu ) e Porco ( Zhū ).

zodíaco chinês

Diz a lenda que Buda desejando comemorar o Ano Novo, convidou todos os animais para uma festa, mas somente 12 animais apareceram para a celebração. Agradecido, Buda transformou esses 12 animais em signos astrológicos, conforme sua ordem de chegada na festa.

Os animais que regem o ano apresentam previsões para o futuro e tendências de personalidade das pessoas nascidas sobre o ano daquele animal. Durante o ano de cada animal do Horóscopo Chinês, todos os signos do zodíaco são influenciados de alguma forma com a energia do regente. Embora os nativos do signo sejam mais beneficiados com suas boas energias, os demais também podem aproveitar desse momento.

Para sabermos o nosso signo no horóscopo chinês é necessário a nossa data de nascimento: dia/mês/ano. E o nosso horário de nascimento determina o nosso signo ascendente ou animal secreto, que também influencia a nossa personalidade, sendo um companheiro na jornada da vida.

Cada duas horas corresponde a regência de um dos signos, conforme sequência abaixo:

23:00 à 1:00 – Rato ( Shǔ  )
1:00 às 3:00 – Boi ( Niú )
3:00 às 5:00 – Tigre (    )
5:00 às 7:00 – Coelho ( )
7:00 às 9:00 – Dragão ( Lóng )
9:00 às 11:00 – Serpente ( Shé )
11:00 às 13:00 – Cavalo ( )
13:00 às 15:00 – Carneiro ( Yáng )
15:00 às 17:00 – Macaco ( Hóu )
17:00 às 19:00 – Galo ( )
19:00 às 21:00 – Cão ( Gǒu )
21:00 às 23:00 – Porco ( Zhū )

Para saber qual é o seu signo no horóscopo chinês e conhecer as características deste, leia o nosso artigo: Cultura Chinesa: Signos do Zodíaco Chinês

Pin It on Pinterest

Chat
Agradecemos seu contato. Como podemos ajudar?