Dia 25 de Janeiro um grupo de praticantes de Tai Chi Chuan do EQUILIBRIUS se reuniu para comemorar o Ano Novo Chinês. Além de estudos sobre o simbolismo e significado do calendário e horóscopo chinês, houve uma alegre e harmoniosa confraternização entre os participantes.
Segundo o calendário chinês, o Ano Novo chinês de 2020 teve início no dia 25 de janeiro (ano 4718) e segue até 11 de fevereiro de 2021. Desta vez, o regente é o Rato de Metal, que deve motivar o empreendedorismo, facilitar os pequenos negócios, investimentos, aplicações e aquisições e promete um período de descobertas, agitação, busca por conhecimento, uso da inteligência e estratégia e abertura de novos caminhos e soluções práticas.
O nosso calendário é conhecido como gregoriano e é idealizado na translação da Terra (movimento ao redor do Sol) que dura trezentos e sessenta e cinco dias terrestres. Já o calendário chinês é lunissolar (organizado baseando-se nas fases da Lua e na posição do Sol) e em relação ao calendário gregoriano não possui uma data fixa para o início de cada ano. O ano novo chinês começa quando surge a primeira lua nova entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.
O chinês mede a passagem do tempo pelo calendário lunar, em ciclos de 60 anos. Um ciclo completo é composto de cinco ciclos simples, associados aos 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), de 12 anos cada um. Doze animais foram atribuídos a cada um desses anos: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. O horóscopo chinês é baseado na ancestral astrologia da China e é dividido nestes 12 signos (12 animais).
Durante o ano de cada animal do Horóscopo Chinês, todos os signos do zodíaco são influenciados de alguma forma com a energia do regente. Embora os nativos do signo sejam mais beneficiados com suas boas energias, os demais também podem aproveitar desse momento.
Feliz Ano Novo Chinês!
Xin Nian Kuai Le!