formas_tcc

 

Formas do Tai Chi Chuan da Família Yang

Todos os estilos de Tai Chi Chuan possuem Formas, que são sequências de movimentos definidos. Em chinês, essa sequência de movimentos, ou Forma, é chamada de Tao Lu. Uma Forma é criada para preservar a essência do Estilo, e é uma combinação de muitas técnicas desse Estilo. O número e a ordem dos movimentos das Formas varia de acordo com o Estilo.

O Estilo Tradicional da Família Yang foi estruturado e funciona de acordo com certos princípios científicos. É uma combinação natural entre Arte Marcial e um método eficiente para preservar a saúde e curar enfermidades.

No Estilo Yang Tradicional existem quatro Formas principais que são praticadas e ensinadas atualmente: Forma Longa Tradicional de 103 movimentos (organizada por Mestre Yang Cheng Fu); Forma Curta de 49 movimentos (organizada por Mestre Yang Zhen Duo para propósitos de demonstração); Forma Espada de 67 movimentos (segundo a tradição da Família Yang, é a primeira arma a ser ensinada, após o aprendizado da Forma Longa) e a Forma Sabre de 13 movimentos.

Existem também duas pequenas Formas de Mãos Livres – de 13 e de 16 movimentos, que foram criadas recentemente. Mestre Yang Jun, o atual Mestre representante da linhagem da Família Yang, criou recentemente a Forma Essencial de 22 movimentos.

Nesta página, você pode dar download das Formas do Tai Chi Chuan da Família Yang em arquivo PDF. Se estiver usando celular, os arquivos serão automaticamente salvos na pasta designada para downloads. Se estiver usando computador pessoal, você poderá visualizar os PDFs e escolher o ícone para dar o download. Clique nos links abaixo!


Formas de Mãos Livres

Forma Longa 103 movimentos

Forma Curta 49 movimentos

Forma Essencial 22 Movimentos

Forma Curta 16 movimentos

Forma Curtíssima 13 movimentos


Formas de Armas

Forma Espada 67 movimentos

Forma Sabre 13 movimentos