Benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde

O Tai Chi Chuan é uma Arte milenar de origem oriental, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas num todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo. As práticas de Meditação (Serenidade) e o Tai Chi Chuan são técnicas específicas para a obtenção de estados mentais tranquilos, que podem ajudar na prevenção e na cura de doenças.

O Tai Chi Chuan integra o corpo e a mente, a respiração e o movimento, as mãos e os pés. O corpo inteiro se torna integrado e move-se como um todo. A mente (Yi) é usada para dirigir a energia (Chi) e movimenta os membros do corpo. O movimento impulsiona o sangue através do sistema, ajudando no funcionamento adequado dos órgãos internos.

O Tai Chi Chuan é composto de movimentos abertos, redondos e relaxados, designados a estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (a união entre as forças vitais Yin e Yang). Isto ajuda todo o corpo a executar suas funções de maneira eficiente, sem a intervenção do trabalho de cada órgão. Através destes movimentos suaves, aprendemos o segredo da “imunidade contra doenças degenerativas”. Com o conhecimento de como exercitar-se corretamente e com determinação a disciplinar-se consistentemente, adquirimos a saúde natural.

A prática do Tai Chi Chuan ocasiona um impacto no Sistema Nervoso Central e constrói uma fina base para o melhoramento dos outros nove sistemas orgânicos do corpo: sistema esquelético, sistema muscular, sistema circulatório, sistema linfático, sistema excretor, sistema endócrino, sistema nervoso, sistema digestivo e órgãos sensoriais.

 

Benefícios da prática regular do Tai Chi Chuan

  • aumento da vitalidade, dando mais energia e disposição
  • fortalecimento do sistema nervoso
  • aumento da atenção e concentração mental
  • desenvolvimento pleno do potencial mental e espiritual
  • equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo
  • conquista da serenidade e o equilíbrio das emoções
  • auxilia na prevenção e redução do estresse e a sobrecarga mental
  • aumento da flexibilidade, proporcionando um relaxamento muscular em todo o corpo
  • fortalecimento do sistema imunológico ajudando na prevenção de doenças
  • superação dos medos e limites

 

Recomendações

  • Praticar com regularidade e persistência, procurando dominar as práticas para que os benefícios sejam maiores
  • Sempre que possível, treine em ambientes naturais, onde o ar fresco possa circular
  • O ideal é praticar logo de manhã, ao nascer do sol, na chamada hora da energia criativa
  • Permanecer relaxado e alegre durante o treinamento, pois muitos dos benefícios obtidos através do Tai Chi Chuan são de natureza mental
  • Usar roupas folgadas e sapatos sem salto para facilitar o fluxo da energia pelo corpo. Tirar relógio, anéis e pulseiras também é aconselhável
  • Respire e se movimente suave, graciosa e naturalmente, criando uma harmonia no fluxo da energia
  • Seja gentil e generoso ao lidar com todas as pessoas que estejam praticando junto